para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 27 de maio de 2016

creme de ervilhas e fake sour cream

cremes, caldos e sopas fazem a minha alegria na noites de outono.
normalmente tenho caldo de legumes congelado, mas neste caso tinha feito uma carne de panela no almoço e ficou aquele "fundo" na panela, então não tive duvidas, não iria lavar a panela e perder todo aquele molho ferrugem, fui logo juntado uma cebola picada, galhos de salsa, alho, umas 4 batatas pequenas, 1 xícara  ervilha seca, água até cobrir, fechei a panela e deixei cozinhar por 10 min enquanto arrumava a cozinha do almoço, deixei descansando com a panela fechada, quando abri no final da tarde estava tudo molinho, foi só então bater no liquidificador, com água fria até atingir a cremosidade desejada, corrigir o sal e aquecer novamente.


a cor ficou um pouco oxidada pelo molho da carne, mas o creme ganhou sabor.
gosto de servir com "sour cream" neste caso um falso, feito com iogurte grego caseiro e suco de limão, se você for usar o iogurte grego do potinho o procedimento é o mesmo, bata com um fouet e agregue suco de limão até ficar um creme grosso.



Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

quinta-feira, 19 de maio de 2016

rocamboles de nozes, damasco e amendoim

rocamboles são muito simples e sempre agradam,
quanto o recheio fica conforme o paladar de cada um!!!


 nozes moídas com leite condensado cozido e um pouco de creme de leite para facilitar na hora de rechear



geleia de damascos ácidos, para o enfeite apenas os damasco hidratados




aqui leite condensado cozido quebrado com pouco de creme de leite e  amendoim moído

rocambole

estes eu fiz com 6 ovos, depende to tamanho da sua assadeira,do prato que vai servir etc...
a receita é simples para cada ovo, 1 colher de açúcar bem peneirada e 1 colher de farinha de trigo peneirada, é opcional usar uma colher de café de fermento em pó. eu não uso.
bater as claras em neve e juntar as gemas uma a uma, bater até ficar uma espuma, em seguida juntar o açúcar peneirado. deste ponto em diante não usar mais a batedeira, juntar muito levemente a farinha de trigo e despejar esta massa em assadeira untada (25 cm x 35 cm) e polvilhada com farinha de trigo ou forrada com papel manteiga. assar por 20 minutos em forno médio, até ficar corado.
Obs: não leva nenhum tipo de liquido ou fermento e não pode assar demais.
retirar imediatamente da assadeira da seguinte forma.
umedecer um pano de prato tipo gase, bem fino, e polvilhar com açúcar com ajuda de uma peneira, desinformar o bolo, e em seguida enrolar no sentido do comprimento.
rapidamente desenrolar e espalhar o recheio.de sua preferência, sem chegar até as beiradas, enrolar novamente, passar para o prato de servir e peneira açucar de confeiteiro, guarnecer a gosto.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

sexta-feira, 6 de maio de 2016

bolos de festa: brigadeiro de leite ninho e cocada

hoje a postagem traz duas receitas de bolos simples, um clássico com massa branca e outro mais atual com massa de chocolate.


o bolo branco foi coberto com buttercream e recheado com dois recheios, creme de confeiteiro e cocada e ameixa pretas
o naked cake tem recheio e cobertura de brigadeiro de leite em pó e pequenos brigadeiros sobre o bolo cobertos com mix de chocolate branco e amargo.

naked de chocolate

neste bolo usei a minha receita de bolo de chocolate com butermilk, uma massa simples de liquidificador.
para o brigadeiro usei 3 latas de leite condensado,  200 ml  de leite  para dissolver 12 colheres de sopa de  leite em pó e 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de manteiga sem sal, depois de misturar muito bem, levar ao fogo baixo, mexendo sem parar, tomando muito cuidado para não grudar no fundo, quando estiver no ponto de brigadeiro (quando começar a fazer "caminho"no fundo da panela), retirar do fogo, separar um pratinho (untado) de sobremesa de massa, para poder fazer as bolinhas, no restante da massa  juntar uma caixa de creme de leite bem gelada e ir esfriando sem parar de mexer, para isto use uma bacia de inox com agua e gelo, quando estiver quase frio, aplicar a metade como recheio e o restante como cobertura, em seguida riscar com o garfo.
assim que o brigadeiro reservado estiver frio, faça as bolinhas e passe no chocolate mesclado, e decore o bolo.

obs: para o sucesso desta receita, deixe a  bacia de inox preparada, usei leite condensado, creme de leite e leite em pó de primeira qualidade, use panela de fundo grosso, não para de mexer o brigadeiro no fogo e durante o processo de resfriamento.


bolo clássico

para o bolo usei uma massa de pão de ló de laranja
para o recheio 200 gramas de coco fresco, 1/2 xícara de agua e 2 xícaras de açúcar, levar ao fogo e fazer uma cocada leve.
cortar o pão de ló em duas partes, uma rechear com com cocada e ameixa pretas picadas, a outra com creme de confeiteiro.
para o creme de confeiteiro use uma lata de leite condensado, 4 colheres de sopa de amido de milho, 2 latas de leite condensado (usadas como medida) de leite integral, misturar bem e levar ao fogo mexendo sem parar, quando ficar um creme espesso, cozinhar um pouco mais, em seguida retire do fogo e junte uma caixa de creme de leite bem gelada, mexe muito bem para homogeneizar, cubra imediatamente com filme plástico, bem junto do creme para não formar película, empregue frio.
para a cobertura bater 200 g de manteiga sem sal e ir juntando lentamente leite condensado em fio, quando ficar na textura de um creme espesso, juntar creme de leite bem gelado, aproximadamente meia caixinha, confeitar o bolo espatulando ou usando bico.

os bolos foram feitos para a mesma festa, para atender o paladar de  cada  um dos aniversariantes.


Bookmark and Share




Print Friendly and PDF