para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

moranga com frango

gosto muito de abóbora, moranga, em todos os tipos de preparação, mas quando encontro uma fruta linda e redondinha o destino é certo, no forno, com frango e requeijão. bem simples e com muito sabor.

moranga com frango

preparando a moranga ( 1 fruta de um pouco mais de 1 kilo):
lavar muito bem, com uma faca afiada tirar a tampa, cortando com a faca posicionada em diagonal para facilitar o fechamento, retirar com cuidado todas as sementes, lavar muito bem internamente, temperar com sal e pimenta e levar ao forno médio até ficar macia internamente.

recheio de frango: refogar 1 peito grande em pedaços e sem pele, temperado a gosto, em seguida desfiar em lascas e reservar.
na mesma panela onde o frango foi feito, refogar  1 cebola batidinha,  2 tomates sem pele, juntar as lascas de frango, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1/2 xícara de leite, por ultimo 1 copo de requeijão cremoso e cheiro verde a gosto.
rechear a moranga, já macia,  besuntar a pele com manteiga e levar a forno até brilhar, aproximadamente 10 minutos.
servir com arroz com branco e uma salada de mix de folhas com torradas ao alho ou croutons.


minha dica: enquanto a moranga  vai assando vazia e você vai fazendo o recheio, aproximadamente 20 minutos, claro que depende do tamanho da fruta e do forno, aproveite para fazer as torradas ao alho ou  croutons, na grelha inferior do forno.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

quiche de alho poró

dentre todas as quiches que faço, apenas as de cebola e de alho poro não são quiches feitas de aproveitamentos de legumes, sobras de queijos, frios, frango ou o que mais estiver precisando ser consumido na geladeira.
eu adoro alho poro, acho que fica perfeito especialmente em quiches.


quiche de alho poro
massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento químico
4 colheres de manteiga ou margarina
3 ou 4 colheres de água gelada
junte os secos, pique a manteiga gelada e junte a água, amasse, forme uma bola e leve pra gelar por 20 minutos. abra a massa sobre um plástico, coloque sobre a torteira de fundo falso, fure com garfo.
recheio:
fatiar finamente apenas a parte branca do alho poro(usei 4 talos), refogar em azeite extra virgem e resevar. bater no liquidificador, 1 copo de requeijão, com 3 ovos inteiros, 4 colheres rasas de farinha de trigo, 1 caixa de creme de leite, sal, pimenta do reino, 1 de xícara de queijo prato ralado e 1 de xícara de outro queijo de sua preferência (opcional, nesta usei provolone). misturar levemente ao alho poro e despejar sobre a massa crua, levar ao forno médio até dourar.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

dia do macarrão - aletria

aproveitando que hoje é dia do macarrão e já que somos sendo o terceiro maior consumidor mundial de macarrão com 1,3 milhão de toneladas/ano, atrás dos Estados Unidos em segundo e, claro, da Itália em primeiro.
que tal comemorar a data com uma re-postagem de uma versão doce??


doce sírio de aletria
  1. 1 pacote de 500 g de aletria quebrado com as mãos, dourar o macarrão na manteiga, eu uso aproximadamente uns 150 g de manteiga sem sal, reservar.
  2. bater 500 g de ricota (usei 2 xícaras da caseira), com 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco, 2 colheres de amido de milho, gotas de baunilha
  3. juntar ao creme de ricota uvas passas ou frutas cristalizadas (opcional)

montagem
num pirex colocar metade do macarrão, rechear com o creme de ricota e cobrir com o resto macarrão, levar ao forno médio por 25 minutos.
calda
enquanto assa prepare um calda com 600 ml de agua e 2 xícaras de açúcar e leve ao fogo até engrossar, quando tirar do forno regue com esta calda. se desejar mais umido, aumente a quantidade da calda.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

pudim de laranja

tenho uma certa predileção por sobremesas antigas, daquelas onde ainda o leite condensado não reinava absoluto, não que eu tenha algo contra, uso e uso bastante.
na minha opinião, os pudins, sobretudo, nos permitem a omissão do leite condensado, especialmente nas mesclas com frutas, ainda que leve mais tempo, que o modo de fazer seja mais lento, vale muito a pena.
acho traz um certo ar de nostalgia, que gosto de manter na minha cozinha.
esta receita foi gentilmente partilhada, há muitos anos, pela queridíssima Dry, que além de mãe de meu sobrinho mais velho, é uma amiga muito especial.


pudim de laranja

12 colheres de açúcar
01 copo de suco de laranja coado
04 ovos
02 copos de leite
01 xícara de farinha de trigo

bater muito bem no liquidificador, os ovos, o açúcar e o leite, por último de tudo, ainda batendo juntar o suco de laranja coado e a farinha de trigo.
assar em forma caramelada por 40 minutos em banho maria, em cima do fogão e em fogo baixo, se for no forno 30 minutos e em banho maria.


servir gelado simples assim ou com sorvete de creme

terça-feira, 19 de outubro de 2010

challat

quero agradecer muito e de coração, todos os comentários da postagem anterior e também reafirmar que o blog é feito muito carinho especialmente para vocês. grata, muito grata!

em agradecimento, optei por postar algumas fotos do challat, que um pão cheio de simbolismo.
se você desejar conhecer mais sobre o challat, aproveite para visitar o lindo blog Na varanda com Lanynha, que conheci por indicação da talentosa e querida Akemi, do Pecado da Gula, numa recente postagem de challat. a Lany, é super simpática e dá uma completa explicação sobre este pão.

eu fui apresentada ao challat, ainda nos tempos de intercâmbio, mas, no entanto, tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos sobre os significados da riquíssima cozinha judaíca com amiga judia.
na verdade, esta minha amiga (importadora de alimentos gourmets e exóticos), me ensinou muito além do challat... de origem judaíca, filha de húngaros, mas nascida na França, casada com um indiano, vivendo e trabalhando nos Estados Unidos.
ela foi, para mim, uma mestra nas indicações de produtos, vinhos e restaurantes, além de excelente cliente.

bem, na minha leitura, challat é um "quase" pão doce, muito macio, cheio de significados e com dia certo para ser feito, sempre que possível, faço as sextas pela manhã, sovo muito, deixo descansar muito e asso no meio da tarde.
depois de testar varias receitas, elegi a minha receita favorita do challat (ralá), que é do KAF, espero que apreciem!!!


challat
(aqui a receita original e o detalhado pap)

1/2 cup lukewarm water
6 tablespoons vegetable oil
1/4 cup honey
2 large eggs
4 cups King Arthur Unbleached All-Purpose Flour
1 1/2 teaspoons salt
5 teaspoons instant yeast


challat

1/2 xícara de água morna
6 colheres de sopa de óleo de canola
1/4 xícara de mel
2 ovos grandes
4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
1 1/2 colher de chá de sal
5 colheres de chá de fermento biológico seco granulado

misturar o fermento e farinha, fazer uma cova juntar os ovos, óleo, água, sal e o mel, misturar e começar a sovar, deve ficar uma massa macia, bem elástica. deixar crescer até dobrar de volume (deixo crescer a manhã toda). em seguida, dar leves socos na massa, abaixar o volume e modelar os pães e deixar crescer novamente. caso você optar por usar passas, esta é a hora correta de fazer. antes de levar ao forno, pincelar com água e polvilhar açúcar cristal.

este é o meu formato favorito, o da foto, foi recheado com uvas passas brancas e pretas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ora, pitangas!!! faz 2 anos e tem strawberry shortcake

hoje o blog comemora mais um aniversário, num momento completamente diferente do ano passado, felizmente!

e para comemorar ano II do ora, pitangas!!!

quero muito e de coração,
  • agradecer aos mais de 300 seguidores

  • agradecer aos aproximadamente 8000 comentários nas 373 postagens

  • agradecer aos mais de 130 mil visitantes de mais de 80 paises, com uma média de 550 visitas diárias

  • agradecer aos blogs que reproduziram receitas daqui, todos os quais tive conhecimento, foram carinhosamente linkados na minha cesta de pitangas, aqui no blog roll

  • agradecer aos inúmeros e mails recebidos dos leitores sem blog, comentando que fizeram alguma receita daqui ou que gostaram de alguma dica de cozinha, plantas ou viagens

  • agradecer muito, toda a energia positiva e carinho que sempre recebi nas horas mais complicadas e dizer foram um alento durante a minha recuperação. grata, muito grata
também quero muito,
ter o privilégio de contar com a companhia de vocês para o ano III do ora, pitangas!!!
e por último, quero singelamente,

oferecer um strawberry shortcake* para quem vier comemorar o aniversário do blog comigo
strawberry shortcake
a massa é de um pão de ló ( eu fiz meia receita de pão de ló de leite fervendo, mas pode ser outro de água ou laranja, o importante que seja uma massa muito leve)
recheio: creme fresco batido e morangos fatiados
cobertura: uma camada fina de creme, morangos fatiados, mais creme e guarnecer com morangos.
  • usei 3 caixas de morangos lavados e bem secos

* strawberry shortcake: esta receita é da minha casa americana dos tempos de intercambio. lá se usava um sponge cake ou bolo de claras, aqui costumo usar um pão de ló bem leve, monto o bolo depois de frio e sirvo imediatamente.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

lentilha

estamos tendo um início de primavera gelada então, que tal um prato bem simples, da série comida de dias frios?


lentilha com linguiça portuguesa

lentilha cozida al dente com pouco caldo.
refogar a linguiça no tamanho desejado (eu corto em quatro no sentido do comprimento e depois fatio) temperar com bastante cebola, alho picadinho, juntar a lentilha reservada e deixar secar um pouquinho, antes de servir salpicar cheiro verde a gosto.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

maracujá doce



ganhei um vasinho com sálvia, plantado pela D Elisa, boleira de mão cheia e vizinha da minha mãe, fui cuidando da plantinha, quando percebi que no vasinho tinha um "intruso" - um pézinho de maracujá, replantei, meio de qualquer jeito, sem muitas expectativas, no fundo do meu home offfice, confesso que demorou um pouco para eu  perceber que era uma muda de maracujá doce*.
agora, para minha felicidade, começou a dar frutos, graúdos, brilhantes, lindos, muito doces e cheios de polpa.



*Passiflora alata Dryand. Conhecido como maracujá doce. Frutos ovóides, amarelos ou laranja brilhantes quando maduros. 
fonte:  http://www.cnpmf.embrapa.br/index.php?p=perguntas_e_respostas-maracuja.php