para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

miolo da alcatra

gosto muito de fazer carnes em peças inteiras por dois motivos: no almoço antes de servir, faço umas fatias e volto a frigideira, douro levemente, junto cogumelos, pimentas em grãos, cremes, molhos..., dependendo do acompanhamento.
as sobras da peça guardo na geladeira, para depois de fria, fatiar bem fininha e virar um suculento rosbife para beirute da tarde.

miolo de alcatra

temperar um peça de miolo de alcatra maturada com sal e molho de soja, depois aquecer uma frigideira grande e alta, um pouquinho de manteiga ou azeite e a carne, selar dos dois lados. colocar a tampa e desligar imediatamente. depois de uns minutos levar ao fogo novamente até secar o liquido que se formou, repetir por umas 3 ou 4 vezes até chegar até o ponto que você desejar. claro que vai depender da espessura da peça e do seu paladar. aqui gostamos da carne rosada por dentro.
sirvo acompanhada de um arroz caprichado que pode ser um catarina, pilaf, com curry ou então com uma pasta com legumes ou mezzo pesto mezzo burro.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

pão doce - caracol recheado

vez por outra gosto de fazer pão doce recheado, adoro o aroma enquanto assa, especialmente quando uso canela.
estes pães foram assados na ultima semana quando ainda fazia muito frio por aqui.
hoje, está um calor de quase verão, até me faz sentir saudades dos dias de frio intenso.
bem, para este pão, usei uma receita simples, mas para montar o caracol segui as orientações de uma postagem da Sally, se você não conhece este blog não deixe de passar lá, tem pães divinos, muita técnica enfim tudo de bom, conheci esta brasileira, que escreve em inglês, no blog da King Arthur, aliás o inspirador do pão.
eu optei por fazer pães menores para variar no recheio e como sempre não deixo meus pães muito corados uma vez que parte deles se destinam ao congelamento e quando aqueço eles ficam mais corados.



pão doce - massa básica

1 xícara de água morna*
1 xícara de leite morno
3/4 xícara de óleo de canola
3/4 xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
1 ovo jumbo
3 colheres de sobremesa de fermento biológico seco granulado
aprox 800 gr de farinha de trigo

misture todos os secos com a metade da farinha, juntar o ovo e e os líquidos e ir agregando farinha conforme necessário. sovar, deixar crescer, até dobrar de volume. abaixar a massa e separar em 6 partes, deixar crescer novamente, depois de crescido abrir cada parte em retangulo longo e estreito pincelar manteiga, açúcar mascavo, canela, frutas secas, frutas cristalizadas e ou uvas passas. enrolar como um rocambole e ir alongando a massa e torcendo tomando cuidado para não rasgar, em seguida fazer o caracol e colar a extremidade com manteiga derretida, deixar crescer novamente e assar em forno médio até dourar.
não passei nada sobre os pães por esquecimento, iria pincelar leite e salpicar açúcar cristal com canela, mas me esqueci.

* se preferir poderá usar apenas água ou leite

obs: dividi a massa em 6 e usei um recheio em cada pão sempre tendo como base manteiga espalhada e açúcar mascavo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

risoto de alho poró com damasco e morango

antes que a temporada de morangos acabe...
teve risoto com morangos, pois gosto muito de risoto com frutas
e teve também torta de morangos que será postado oportunamente.

risoto de alho poró com damasco e morango

para cada xícara de arroz uso um litro de caldo de legumes aquecido
dourei cebola picadinha em uma colher de sopa de azeite extra virgem com 1 colher de sopa de manteiga, agreguei 2 talos de alho poro finamente fatiados, apenas a parte branca, sal, juntei 1 xícara de arroz arbóreo, depois juntei 1/4 de xícara de vodka e deixei evaporar. em seguida comecei a juntar o caldo de lugumes as conchadas e deixando cozinhar e evaporar (método normal de se fazer risoto) mexendo de vez em quando, depois da terceira ou quarta conchada de caldo de legumes, previamente aquecido, juntei 1/2 xícara de damasco cortado miúdo, quando cozimento estava quase completo, juntei 1 xícara de morango picadinhos, mexi levemente por ultimo juntei 2 colheres de sopa de requeijão cremoso e 1/4 de xícara de parmensão ralado. deixei descansar por 5 minutos e servi. serve 2 pessoas.

domingo, 15 de agosto de 2010

peito de frango com mostarda

mais um prato simples e trivial.... da série comida de todo dia

filés de peito de frango com mostarda

temperar os filés com os temperos de costume, sal, alho, pimenta branca, mostarda e deixar de molho no leite por pelo menos 3 horas, antes de grelhar.
depois de grelhar, retirar os filés para um prato aquecido e fazer o molho.
molho, na mesma frigideira, colocar um colher de sobremesa de farinha de trigo, 100 ml de leite e mostarda a gosto, aquecer em seguida juntar uma caixinha de creme de leite, servir o molho sobre os filés.

arroz, este foi feito assim, temperos normais, suco de limão, uvas passas escuras e cheiro verde picadinho.

abobrinhas grelhadas no azeite para guarnecer o prato.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

bolo de maça com especiarias

as tardes de frio pedem chá e café quentinho, se tiver um bom motivo melhor ainda.. quando amigos ligam que vão dar uma passadinha, ai então, não falta mais nada



bolo de maça com especiarias


3 ovos
3/4 de xícara de óleo
1 colher de sopa rasa de canela
cravo, raspas de limão, gengibre, baunilha, a gosto
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ou 4 maças picadas
1/2 de xícara de leite

numa tigela pique as maças, polvilhe com a canela, as especiarias e reserve. bata ligeiramente os ovos junte o óleo, misture bem. em seguida junte o açúcar, agregue os secos já previamente peneirados alternando com o leite.
unte uma forma grande de furo central ou duas de bolo inglês e polvilhe com açúcar cristal e canela.
depois de pronto, peneire açúcar de confeiteiro sobre o bolo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

minha fruteira hoje - laranja lima

já falei aqui do carinho enorme que eu tenho pelo meu pé de laranja lima.
todo ano emenda florações com frutos.
neste ano não foi diferente, estamos exatamente na época das podas já temos flores e ainda temos muitos frutos.
fico com uma pena de fazer a poda!


desde maio as limas, estão na sempre na minha fruteira.
adoro!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

escalopes de filé mignon com molho de soja

mais um prato da série comida de todo dia...
costumo comprar peças inteiras de filé mignon, eu ou o marido separamos as partes, bife,medalhões, as aparas ficam destinadas ao picadinho e da parte mais fina saem os escalopes, depois tudo é etiquetado e devidamente congelado já nas porções certas.
assim fica tudo muito prático e de excelente rendimento.

escalopes de filé mignon com molho de soja

temperar os escalopes com molho de soja (usei 1/4 de xícara), alho em lascas e ervas de sua preferência, neste usei apenas tomilho, gotas molho inglês e nada de sal por conta do molho de soja. levar ao fogo uma frigideira anti aderente de fundo largo, colocar uma colher de sopa de manteiga e uma de azeite, grelhar os filés, quando estiverem quase prontos colocar cebola em pétalas despejar a sobra da marinada, mais um pouco no fogo alto e servir imediatamente. este servi com macarrão ao pesto mas também costumo servir com arroz branco, legumes e farofinha de banana.

obs: tenho preferência pelas frigideiras japonesas, de fundo largo e bordas altas, acho que são perfeitas para este tipo de preparação. para quem é de São Paulo são facilmente encontradas na Liberdade.