para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

bolo de coalhada

quando nos encontramos em São Paulo, no sitio ou na praia, minha amiga-irmã Celia, costuma dizer que quando eu entro na cozinha, ela se transforma em co-piloto de panelas e deixa a cozinha por minha conta, mas é não é verdade não, a verdade que adoro atender os pedidos da moçada e lá vou pra o fogão fazer os agrados, pois curto muito que peçam este ou aquele prato favorito.
ela faz coisas deliciosas e algumas inesquecíveis como o doce de mamão, bem dia destes ela me mandou uma receita deste bolo de yogurt, por email , como vocês já sabem que chocolate não é forte desta cozinha, demorei um pouco para testar, mas resolvi fazer usando a coalhada caseira que faço todos os dias, o resultado não poderia ser melhor
bolo de coalhada

bater no liquidificador, 1 copo de yogurt (usei coalhada), 4 ovos inteiros, 3/4 de xícara de óleo e 1 xícara de chocolate (em pó).
peneirar em uma tigela 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar e 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó, e uma pitada sal, em seguida despejar aos poucos a batida mexendo bem levemente com uma colher de pau. despejar em forma untada e enfarinhada e assar em formo médio por 30 minutos. depois de frio cobrir com chocolate derretido ou sua cobertura favorita .










neste usei a mesma cobertura da nega maluca que pode se vista aqui

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

charutos

faz tempo, nem sei ao certo quanto, mas pelo menos há 15 anos temos parreira no jardim, as estacas (mudas) vieram da parreira da casa de minha mãe, ele deu mudas para todos os filhos, seguindo a tradição, a da casa dela é filhote da casa da minha nona, diz a lenda que a esperta da minha nona Angela, trouxe a muda no navio quando veio de Itália, por recomendação do bisnono Miguel, ou seja, a ideia era de passar de pai para filho já no começo do século passado. as videiras que temos já produziram mais, só que nos últimos anos a quantidade de frutas vem diminuindo. ano passado acertamos na hora da poda - primeira minguante de agosto, houve muito sol e chuva suficiente, deixando os frutos muito bonitos e as folhas frescas. fomos retirando as folhas novas e fiz muitos charutos, até ousei em congelar folhas para que a Juh também pudesse desfrutar quando retornasse de sua viagem, só que daí tivemos uma concorrência desleal, os sabiás que moram na reserva de mata natural do condomínio.

bem, acabou que não colhemos estas uvas das fotos porque os sabiás deram conta de todas, mas valeu a pena ver os cachos se formando e o canto dos sabiás todas as manhãs.
como charutos de folhas de uvas constava na lista de desejos da Juh, descongelei rapidinho as folhas e fiz charutinhos a minha moda.


charutinhos de folhas de uvas

descongelei 40 folhas, elas ficam muito mais escuras, porém não perdem o sabor,
temperar 400 g de patinho moído duas vezes, com sal, pimenta síria a gosto, canela em pó, cebolas e alho batidinho, hortelã picadinha, e azeite para agregar, em seguida junte 1 xícara de arroz cru lavado e misture. rechear as folhas com esta mistura e reservar.
em uma panela de fundo largo, monte para o cozimento desta forma, unte o fundo com azeite, e forre com folhas de uva, em seguida coloque rodelas grossas de cebolas e sobre elas rodelas de tomates. sobre isto arrume os charutos em camadas e cubra com mais rodelas de cebolas e tomates, termine com uma camada de folhas de uva. regue com azeite e junte 1 xícara de agua, leve a fogo baixo até que arroz esteja macio. sirva comum bom azeite e coalhada.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

zucchini bread

tinha muitas abobrinhas e a andei fazendo vários pratos salgados, refogados, etc,
ai então me lembrei do zucchini bread, mais memórias do intercâmbio...
bem o nome em inglês é zucchini bread, mas para mim deveria se chamar zucchini cake,
tentei reproduzir como a mamy Kaczmareck costumava fazer logo no inicio da safra, no final do verão...
é uma adaptação já que lá eles costumam usar nozes e no meu não usei, além de usar as especiarias frescas como gengibre ralado ao invés de pó de gengibre, raspas de laranja. é todo feito na mão não leva nem tipo de liquido e não precisa de batedeira.





zucchini bread


rale no ralo grosso abobrinha suficiente para duas xícaras (useis duas). reserve.
misture 3 ovos inteiros, gotas de baunilha com 2 xícaras de açúcar e 3/4 de xícara de óleo de canola ou girassol, até esbranquiçar.
em seguida coloque raspas de laranja à gosto, usei 2 colheres de sopa, noz  moscada ralada, cravo em pó e rale 2 cm de gengibre fresco ou substitua pó de gengibre. junte a abobrinha ralada, em seguida peneire 3 xícaras de farinha de trigo, com 1 colher de sopa de fermento em pó e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e uma pitada de sal, e vá juntando aos poucos. assar em assadeira untada,(usei duas pequenas) depois de desinformado, se preferir coloque o glacê ou polvilhe açúcar de confeiteiro.

glacê: 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro com suco de laranja apenas para amolecer, aproximadamente 2 colheres e faça rabiscos sobre o bolo morno.









segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

doce de banana


mais bananas
espero que eu tenha dado o tempo necessário nas postagens, para não cansar vocês com tanta banana...
eu é que não tive descanso,
mal olhei para o lado e as tais estavam todas pintadas
e ai o recurso foi virar uma geleia de bananas ou doce de banana para comer com um queijinho branco, passar no pão, usar em recheios, rechear bolachinhas, cobrir sorvetes, comer puro com requeijão, não importa como, por aqui este docinho é sempre apreciado

doce de banana

com bananas bem maduras na proporção de um para um, ou seja 1 kilo de bananas usar 1 kilo de açúcar, picar em rodelas, juntar o açúcar e espremer suco de limão ou laranja (opcional), e levar a fogo, com muita paciência até que bananas desmanchem, mexer de vez em quando tomando muito cuidado para não se queimar, pois é um doce que pula muito, durante todo o processo fique com a panela parcialmente tampada, a consistência fica a seu gosto mais ou menos pastosa.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

plátano

se há uma árvore que vive plenamente as quatro estações do ano, ela é o plátano...
agora no verão, suas folhas de formato característico, apresentam um verde intenso, produzindo uma sombra compacta, refrescando tudo o que está sob sua copa, alguns autores dizem que se trata de uma árvore de sombra por natureza.
eu pedi licença à angela para escrever este post porque eu tenho um carinho especial por esta árvore que plantei no nosso jardim, ela tem cerca de 4 anos e aproximadamente 8 m de altura (elas podem chegar a 30 m).
também conhecida por maple tree, é dela que se extrai o maple syrup, que eu também adoro e a angela qualquer dia vai postar alguma receita com ele, a juh chegou e trouxe um vidro novinho.
aos poucos vocês vão sabendo porque eu disse que o plátano vive intensamente todas as estações...
nick

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

salada de endívias com laranja


chove e faz calor ...
fica um tempo abafado
então nada melhor que uma saladinha bem simples e fresca para abrandar tudo isto,
como o marido adora doce com salgado e frutas com verduras e legumes, posso usar e abusar do que tenho na geladeira, na horta e no pomar.

salada de endívias com laranja

endívias lavadas
laranjas baianas cortadas em cubos
tomatinhos temperados com azeite e oregano
queijo parmensão ralado
e ai cada um temperou a seu modo,
ele com aceto balsâmico e azeite
e eu com um molho de yogurt caseiro e hortelã.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

pimentão na horta











minha mãe adora ir à feira...






lá na feira pertinho da casa dela, comprou uns pimentões amarelos super bons e resolveu secar as sementes, ela semeou num vasinho, e quando brotaram me trouxe as mudas, num pratinho de isopor, ainda bem pequenas, replantamos na horta, fizemos pequenas estacas e vejam só o resultado...,
já temos pimentões amarelos lindos, graúdos e cheio de polpa.
a colheita não será suficiente para fazer uma conserva, mas para um yakisoba ou uma pizza supreme será suficiente sim.
amei o mimo!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

bolo de laranja

ultima semana de ferias ...
o Rafa estava passando uns dias por aqui, só isto já era motivo suficiente para um bolinho de laranja, destes bem simples, para ser saboreado entre um filme e outro ou um jogo e outro, nada de especial apenas um bolinho, que o Rafa adora...



bolo de laranja

4 claras em picos firmes, em seguida acrescentar as gemas,
bater e ir juntando 1 e 1/2 xícaras de açúcar bater até ficar esbranquiçado,
nesta hora coloque 2 colheres de sopa de óleo de milho ou canola.
peneire 2 xícaras de farinha de trigo mais 2 colheres de amido de milho e 1 colher de fermento em pó e misture. vá batendo aos poucos e alternadamente com 200 ml de suco de laranja.
bater até que fique uma massa aveludada.
unte uma assadeira de buraco e asse em forno médio por 35 minutos.
em seguida tire da forma, e coloque uma calda de laranja feita assim com 150 ml de suco de laranja peneirado e 3/4 de xícara de açúcar, deixe ferver, e despejar sobre o bolo morno.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

pão de ervas

este pão de ervas já ficou figura obrigatória nos churrascos para onde sou convidada.
na verdade ele apareceu pela primeira vez em meio a um apuro, me convidaram para um churrasco num domingo de manhã, quase 11 horas, e eu estava justamente cuidado do meu herbário, então pensei em levar algo para beslicar, colhi um maço das ervas frescas e acabei fazendo este pão para acompanhar uns pates. foi um sucesso!
e hoje o pão de ervas é sempre esperado e festejado!

pão de ervas

bater no liquidifcador 2 tomates maduros, 1 cebola media, 3/4 de xícara de óleo, 1 e 1/2 xícara de agua agua filtrada e 1 ovo. em seguida pulsar 4 dentes de alho, salsinha, manjerona, manjericão, oregano fresco, cebolinha, alho poro, ou outra erva de preferência.
numa tigela, colocar 4 xícaras de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher sopa de sal e 3 colheres de fermento biológico granulado. misturar os secos e em seguida despejar a batida das ervas e mexer com uma colher de pau, fica como uma massa de pão de forma, massa mole, caso necessário acrescente mais farinha, pois vai depender da quantidade de ervas que você usar. unte uma forma grande de buraco ou duas de pão de forma, deixe a massa crescer por 40 minutos e depois coloque a cobertura.
para a cobertura: pulse 1 ou 2 tomates sem sementes com manjerição, 2 dentes de alho e azeite. coloque por cima do pão, salpique sal grosso e leve para assar. assim que desinformar enfeite com ervas pode ser alecrim ou manjerona.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

torta de coco

aprendi fazer esta torta de coco quando eu estudava na industrial no final dos anos 60, acho muita gente nem sabe o que é isto, bem é o que hoje chamamos de colégio técnico, e na época era a melhor escola da minha cidade, tinha que fazer até exame de admissão para entrar lá, e a professora de arte culinária, a Dona Erna, filha de imigrantes alemães, super enérgica e organizada , a quem devo muito do sei fazer, foi minha mestra..., e entre muitas coisas me ensinou fazer esta torta de coco, a receita original não é como faço hoje, então vou passar os dois modos de fazer, de qualquer forma o resultado acaba ficando muito parecido.

torta de coco

massa
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de margarina sem sal
2 ovos grandes
1 colher de sobremesa de fermento em pó

junte os secos, em seguida acrescente os ovos e a margarina amasse e forme uma bola.abra com com mão e forre o fundo e o lados de uma forma de fundo desmontável previamente forrada de papel manteiga com esta massa, fure com garfo e leve para assar em forno de 180 graus por 10 minutos enquanto você prepara o creme.

creme de gemas ( o original)

1 litro de leite
2 gemas
gotas de baunilha
5 colheres de amido de milho
8 colheres de açúcar ( tinha esquecido de mencionar na postagem original, perdão!)

bater no liquidificador e levar ao fogo até engrossar, retirar do fogo e juntar 1 caixa de 200 g de creme de leite. bater com o mixer e colocar sobre a massa da torta.

creme confeiteiro (que faço hoje)

ferver 1 litro de leite integral e juntar 3 xícaras de creme confeiteiro, eu uso sempre o sabor baunilha, e mexer, retirar do fogo e colocar uma caixa de 200g de creme de leite. bater com o mixer e colocar sobre a massa da torta.

cobertura de coco.

hidrate um pacote de coco com 5 colheres de agua filtrada e coloque sobre o creme, cobrindo todo, em seguida abra uma lata de leite condensado e espalhe em zig zag sobre o coco até que absorva totalmente o leite condensado. leve ao forno novamente até o coco comece a dourar.
deixe esfriar para desinformar.

obs: acho que vale esclarecer que , o creme confeiteiro é um produto em pó vendido em embalagens de 1 k para o o uso domestico, já vem adoçado, é uma pré mescla, porém não é encontrado em todo lugar, apenas nos atacadistas e lojas especializadas em confeitaria.